Escolha uma Página

VIII Seminário Nacional Investigando Práticas de Ensino (SNIPE)

24 de novembro de 2020

Educação Infantil (EI)
Ensino Fundamental –  anos iniciais (EF1)

SALA 1 – EI
🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Brincar heurístico: o cesto dos tesouros como recurso para uma experiência multissensorial nos contextos familiares. Maria Cristina Branco. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

A formação humana e os projetos que norteiam a sua prática na Educação Infantil. Cristiane Lima, Érica Salvi, Francine dos Santos Silva, Paola Girotto. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.​


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

Plantar sonhos e emoções. Luzimar Santos de Lima. Colégio Padre Viana, Brejo Santo – CE, Brasil.​

TRANSMISSÃO

SALA 2 – EI

🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

PBL (Project Based Learning) e a sua relação com o projeto: Climate Action desenvolvido na Educação Infantil Bilingue. Marcela Brock Ribeiro e Taisa Stinglin Sprenger. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

Contribuições do trabalho da Gestão Escolar na ampliação do capital cultural na Educação Infantil. Andreia Godoy. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

Construindo com a Flor. Elisangela Pereira. Escola Ulbra São João, Canoas – RS, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – EF1
🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Gestão de projetos em contexto de aprendizagem. Rui Lima. Colégio Monte Flor, Lisboa, Portugal.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

As demandas da atualidade e as TIC’s à favor da Educação Física: um relato de experiência. Daniel Evangelista Sales; Letícia Vieira Barbosa. Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Lavras – MG, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

Viagem Literária. Elk Letícia Bento Maurício; Raphaela Queiroz P. Carneiro. Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade “Cândido Martins de Oliveira”. Ubá – MG, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 4 – EF1

🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Programar para aprender – Tecnologias e aprendizagem de programação para pré-escolar e 1º ciclo CEB. Maribel Santos Miranda Pinto; António José Osório; Ana Francisca Monteiro. Universidade do Minho. Braga. Portugal.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

Praticando Matemática. Raphaela Queiroz P. Carneiro. Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade “Cândido Martins de Oliveira”. Ubá – MG, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

Enfrentando as alterações hormonais de forma criativa e sustentável. Klésia Leal Lima; Geilca Cunha Aires. Colégio Delta Mais. Imperatriz – MA, Brasil.

TRANSMISSÃO

Ensino Fundamental –  anos finais (EF2)
Ensino Médio (EM)

SALA 1 – EF2

🇧🇷 19h30 – 19h45 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h45 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h45 (PORTUGAL)​

Estudo dos seres vivos e do meio ambiente utilizando a rotação por estações de aprendizagem como estratégia pedagógica. Adriano de Oliveira Beserra. Colégio Educar Guarulhos. Guarulhos – SP, Brasil.


🇧🇷 19h45 – 20h00 (BRASIL)​
🇯🇵 07h45 – 08h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h45 – 23h00 (PORTUGAL)​

Projeto casa consciente. Aparecida dos Anjos Takeuti; Andressa Teófilo Degrecci de Souza; Helena Curi Paiva Marquez. Instituto Educacional Jaime Kratz. Campinas – SP, Brasil.


🇧🇷 20h00 – 20h15 (BRASIL)​
🇯🇵 08h00 – 08h15 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h00 – 23h15 (PORTUGAL)​

Modus operandi – a importância de estabelecer uma comunicação assertiva, direcionada e atrativa para manter a eficiência do processo de ensino-aprendizagem em tempo de pandemia. Daniel Fontana Baptista da Silva; Lucimara Aparecida Gomes Procópio; Camila de Paula Carneiro Rezende; Rosilene Maria da Silva Gaio. Colégio Tiradentes da Polícia Militar. São João Del Rei – MG, Brasil.


🇧🇷 20h15 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h15 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h15 – 23h30 (PORTUGAL)​

Da construção coletiva à individual: o estudante como sujeito histórico. Daniela Pereira da Silva; Norton Frehse Nicolazzi Junior. Positivo Soluções Didáticas. Curitiba – PR, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 2 – EF2
🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Escola mais positiva. Daniela Nogueira Devides Oliveira de Moraes. Colégio Degrau. Araçatuba – SP, Brasil.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

Língua inglesa de sala de aula contextualizada: a interdisciplinaridade como ferramenta na apropriação do conhecimento. Jaderson de Souza Rodrigues. Escola de Ensino Médio Divino Coração. Quaraí – RS, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

Projeto entre livros: ler mundos para ler a vida. Júlia Caires Santana; Antônia Regina Franco; Gisele dos Santos Gomes da Silva. Colégio Educar Guarulhos. Guarulhos – SP, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – EM
🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Desafio ENEM História: engajando estudantes em tempos de ensino remoto. Adriana Ralejo. Positivo Soluções Didáticas. Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

“Escravidão vol1”: o livro em podcasts. Sícia Evangelista Barcelos. Colégio Tiradentes da Polícia Militar. São João Del Rei – MG, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

O Ensino Híbrido nas Práticas Leitoras: do real ao virtual perpassando as Linguagens Multissemióticas. Elisângela Fernandes Ramalho. Colégio Latino. Higashiomi, Shiga Ken, Japão.

TRANSMISSÃO

SALA 4 – EM
🇧🇷 19h30 – 19h50 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 07h50 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 22h50 (PORTUGAL)​

Integração curricular do Portugal incode.2030: uma proposta de formação no ensino profissional. Teresa Cardoso; Ana Reis; Filomena Pestana. Universidade Aberta, Departamento de Educação e Ensino à Distância (DEED); Escola Profissional Vasconcellos Lebre – Universidade Aberta; Laboratório de Educação à Distância e e-learning (LE@D), UID-FCT no 4372, Universidade Aberta. Portugal.


🇧🇷 19h50 – 20h10 (BRASIL)​
🇯🇵 07h50 – 08h10 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h50 – 23h10 (PORTUGAL)​

Protagonismo discente e interdisciplinaridade: criação de podcasts sobre narrativas mitológicas. Nathália Ananda Silva de Lima; João Victor Jesus Oliveira Nogueira. Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade “Argentino Madeiro”. Belo Horizonte – MG, Brasil.


🇧🇷 20h10 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 08h10 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 23h10 – 23h30 (PORTUGAL)​

A Formação Humana e a construção da reflexão socioemocional no Ensino Médio do Colégio Positivo. Emanuel Menim. Colégio Positivo. Curitiba – PR, Brasil.

TRANSMISSÃO

Workshops
SALA 1 – Projeto de vida | Caminhos cruzados: tutores e estudantes em seus projetos de vida

🇧🇷 19h30 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 23h30 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida – Caminhos cruzados: tutores e estudantes em seus projetos de vida.

Ministrantes: Vitória Rodrigues e Silva.

Sinopse: Mais do que nunca, atribuir um sentido para a vida é essencial. Fazer isso aos 15 ou 16 anos, contudo, nunca foi tão difícil: como projetar uma vida inteira, que possivelmente ultrapassará os 90 anos, quando tudo é tão instável? É nesse contexto que Projeto de vida constitui-se um itinerário formativo para os jovens brasileiros. Como desenvolver esse trabalho e dar voz aos estudantes para que expressem o que pensam a respeito de seu futuro é a proposta central do workshop.

TRANSMISSÃO

SALA 2 – Projeto de vida: autoconhecimento e autocuidado
🇧🇷 18h00 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 22h00 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida: autoconhecimento e autocuidado.

Ministrantes: Juliana Landolfi Maia e Luciana Tavares.

Sinopse: Neste Workshop, teremos a oportunidade de vivenciar experiências que possibilitem a compreensão e aplicabilidade das competências da BNCC que se referem ao autoconhecimento e autocuidado no projeto de vida.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – Projeto de vida e o estudante do Ensino Médio
🇧🇷 19h30 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 23h30 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida e o estudante do Ensino Médio.

Ministrantes: Raphaela Dalbem.

Sinopse: Com tantas mudanças na sociedade, refletindo na educação em geral, mas de modo particular no Ensino Médio, como ajudar esta geração de estudantes que vai viver mais de um século a construir seu projeto de vida? A resposta não é simples, mas temos algumas pistas para compartilhar contigo. Venha conversar conosco!

TRANSMISSÃO

SALA 4 – Pluralidade de saberes: construindo narrativas para o Projeto de Vida na Educação Básica

🇧🇷 19h30 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 23h30 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Pluralidade de saberes: construindo narrativas para o Projeto de Vida na Educação Básica.

 Ministrantes: Andreia Rabello de Souza; Lilian Ribeiro Vieira Ewald; Marileusa Guimaraes de Souza; Marta Aparecida Vinhas Moreira; Ottilia Marcacci Ribeiro da Silva.

Sinopse: A sociedade do século XXI, num cenário multicultural e constantemente conectado, demanda cada vez mais uma educação que se relacione e se articule com a pluralidade de saberes do fazer e do sentir nos processos de aprendizagem. Nela, faz-se necessário construir conhecimentos por meio de uma educação transformadora baseada em valores, desenvolvimento de competências e aprendizagens significativas. Este workshop objetiva dialogar sobre práticas pedagógicas para inspirar a escola no que diz respeito ao desafio de articular a cultura digital e o projeto de vida na educação básica, possibilitando aos estudantes desenvolverem seu protagonismo ao longo da vida.

TRANSMISSÃO

25 de novembro de 2020

Educação Infantil (EI)
Ensino Fundamental –  anos iniciais (EF1)

SALA 1 – EI

🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Ecoalfabetização: com olhos no amanhã. Francine dos Santos Silva, Gabriela Scalco Espindola Rockenbach, Luciane Denise Gualdezi da Silva, Michele Kelen dos Santos, Nilva Maria de Almeida. Colégio Positivo Master, Ponta Grossa – PR, Brasil.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Papo de jaleco: uma comunidade colaborativa de aprendizagem entre professores. Gabriela Scalco Espindola Rockenbach, Hannyni Myrella Kamila Mesquita Augustinhak Neu e Rafaela Ricardo Santos Marcolino. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

O protagonista da semana. Ana Beatriz Martins Donzeli, Débora Cristina de Almeida, Kelly Cristina Pádua Bruzegueze Miguel. Instituto Samaritano de Ensino, Franca – SP, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 2 – EI

🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

A linguagem da construtividade no contexto das aulas remotas. Camille Souza. Colégio Positivo, Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Projeto: Entre Poemas. Iara Oliveira Toledo Ferreira, Vivian Fernandes Silveira, Josiane de Fátima dos Santos, Ana Paula Salgado de Souza Pasquini, Mirian Libânio Pereira Leandro, Taciana de Souza Oliveira. Colégio Franciscano Santo Inácio, Baependi- MG, Brasil.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

Clube de ciências da Educação Infantil 2020. Rita Mariano, Andréa Sathler Heringer Rocha, Ionne Rocha Santos Rodrigues, Maria Ester de Melo, Débora Santos de Freitas, Jaylene Damaceno Silva, Cristiany Santos, Adriana da Silva Sousa. Colégio Delta, Imperatriz – MA, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – EF1

🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Autores da vida. Maria Rachel Oliveira Bonfim. Colégio Gerar, São Paulo – SP, Brasil.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

1º torneio virtual de dama. Eduardo Vaz da Silva; Elaine de Oliveira Massardi; Eduardo Luiz Feliciano. Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade “Cândido Martins de Oliveira”. Ubá – MG, Brasil


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

Personalidades femininas. Sabrina Ribeiro. Escola Ulbra São João, Canoas – RS, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 4 – EF1
🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

SafeWeb: um projeto piloto em Portugal. Natália Pestana1; Filipe T. Moreira1,2; Maria José Loureiro2; Isabel Cabrita2. 1 – PROBRANCA, Branca, Portugal; 2 – Centro de Competência da Universidade do Aveiro, Aveiro, Portugal.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Jogos de ocupação de espaço e de trocas de lugares – vivenciando o espaço do trânsito. Kênia Adriana Silva. Colégio Tiradentes da Polícia Militar . Bom Despacho – MG, Brasil.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

Em tempos de isolamento, movimentamos nosso corpo com as aulas de Educação Física. Lídia Lacerda Santiago Garbelini. Colégio Tiradentes da Polícia Militar . Manhuaçu – MG, Brasil.

TRANSMISSÃO

Ensino Fundamental –  anos finais (EF2)
Ensino Médio (EM)

SALA 1 – EF2
🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Café Filosófico com o tema: Trabalhando as emoções em tempos de pandemia. Cristiane Roberta Lippi Carnevalli. Colégio Tiradentes da Polícia Militar – unidade “Cândido Martins de Oliveira”, Ubá – MG, Brasil.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Competências STEAM e ensino à distância. Maria João Passos. Agrupamento de escolas do Freixo. Ponte de Lima, Portugal.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

Diário histórico (pílulas históricas). Sícia Evangelista Barcelos. Colégio Tiradentes da Polícia Militar. São João Del Rei – MG, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 2 – EF2
🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Guia do aventureiro – construindo a narrativa de aventura. Glaucia Cristina Moreira; Liliani Aparecida da Rosa Imiliano João. Colégio Positivo. Curitiba – PR, Brasil.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Intercâmbio remoto: conectando Brasil e Estados Unidos em tempos de pandemia. Beatriz Custódio Deroza. Colégio Educar Guarulhos. Guarulhos – SP, Brasil.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

C0d≡2CR8 – Programar para Criar no Ensino no 2º ciclo. António Arruda; Joana Paulo Pardal. Colégio de São Tomás. Mestrado em ensino de informática. Instituto de Educação da Universidade de Lisboa. Lisboa, Portugal.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – EM
🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Apps for good – usar a tecnologia para promover a cidadania ativa. Maria da Piedade Carvalho da Silva. Agrupamento de Escolas de Sátão. Sátão, Portugal.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Memes e tiktok na História. Vanessa Santos Gomes. Colégio Tiradentes da Polícia Militar. Manhuaçu – MG, Brasil.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

“Qual a sua máscara social?”: Construindo roteiros interativos para estudantes do ensino médio. Marcella Albaine Farias da Costa. Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Porto Alegre – RS, Brasil.

TRANSMISSÃO

SALA 4 – EM
🇧🇷 18h00 – 18h20 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 06h20 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 21h20 (PORTUGAL)​

Drones desde o seu uso na globalidade até à sua utilização em sala de aula para aprender programação. Cláudia Sofia Catarino Correia Barata. Agrupamento de escolas Eduardo Gageiro. Doutoranda em Educação no Instituto de Educação da Universidade de Lisboa (IE-ULISBOA). Sacavém, Portugal.


🇧🇷 18h20 – 18h40 (BRASIL)​
🇯🇵 06h20 – 06h40 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h20 – 21h40 (PORTUGAL)​

Papo de redação. Patrícia de Souza Rufino. Centro Educacional e Cultural Meta.


🇧🇷 18h40 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h40 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h40 – 22h00 (PORTUGAL)​

Educação em direitos humanos como modelo de emancipação: vida, trabalho e sociedade. Lucas Santos da Rosa. Cursinho pré-vestibular solidário Avance; ONG Em Foco. Colombo – PR, Brasil.

TRANSMISSÃO

Workshops
SALA 1 – Projeto de vida | Itinerário formativo do novo EM do SPE.

🇧🇷 19h30 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 23h30 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida – Caminhos cruzados: tutores e estudantes em seus projetos de vida.

Ministrantes: Vitória Rodrigues e Silva.

Sinopse: Mais do que nunca, atribuir um sentido para a vida é essencial. Fazer isso aos 15 ou 16 anos, contudo, nunca foi tão difícil: como projetar uma vida inteira, que possivelmente ultrapassará os 90 anos, quando tudo é tão instável? É nesse contexto que Projeto de vida constitui-se um itinerário formativo para os jovens brasileiros. Como desenvolver esse trabalho e dar voz aos estudantes para que expressem o que pensam a respeito de seu futuro é a proposta central do workshop.

TRANSMISSÃO

SALA 2 – Projeto de vida: autoconhecimento e autocuidado

🇧🇷 18h00 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 22h00 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida: autoconhecimento e autocuidado.

Ministrantes: Juliana Landolfi Maia e Luciana Tavares.

Sinopse: Neste Workshop, teremos a oportunidade de vivenciar experiências que possibilitem a compreensão e aplicabilidade das competências da BNCC que se referem ao autoconhecimento e autocuidado no projeto de vida.

TRANSMISSÃO

SALA 3 – Projeto de vida e o estudante do Ensino Médio

🇧🇷 19h30 – 20h30 (BRASIL)​
🇯🇵 07h30 – 08h30 (JAPÃO)​
🇵🇹 22h30 – 23h30 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Projeto de vida e o estudante do Ensino Médio.

Ministrantes: Raphaela Dalbem.

Sinopse: Com tantas mudanças na sociedade, refletindo na educação em geral, mas de modo particular no Ensino Médio, como ajudar esta geração de estudantes que vai viver mais de um século a construir seu projeto de vida? A resposta não é simples, mas temos algumas pistas para compartilhar contigo. Venha conversar conosco!

TRANSMISSÃO

SALA 4 – Circuitos eletrônicos analógicos e digitais com Thinkercad circuits
🇧🇷 18h00 – 19h00 (BRASIL)​
🇯🇵 06h00 – 07h00 (JAPÃO)​
🇵🇹 21h00 – 22h00 (PORTUGAL)​

Nome do workshop: Circuitos eletrônicos analógicos e digitais com Thinkercad circuits.

Ministrante: João Manuel Nunes Piedade (Professor auxiliar do Instituto de Educação da Universidade de Lisboa – IEUL. Doutor em Educação na especialidade de Educação e Tecnologias Digitais e graduado em Engenharia Informática). Membro integrado da Unidade de Investigação e Desenvolvimento em Educação e Formação do IEUL. Coordena o curso pós-graduado de tecnologias e robótica no ensino básico e é membro da comissão científica do mestrado em ensino de informática. Atua em cursos de formação inicial e continuada de professores lecionando unidades curriculares na área da didática da informática, das tecnologias digitais e da programação e robótica. É autor de livros e capítulos de livro e publicou artigos em revistas nacionais e internacionais com peer review.

Sinopse: O Thinkercad é uma plataforma on-line de modelação ED desenvolvida pela AutoDesk. Este ambiente disponibiliza, também, um ambiente de simulação de circuitos eletrônicos analógicos e digitais. Essa ferramenta gratuita pode ser um bom recurso para quem quer iniciar o estudo de circuitos eletrônicos e a programação com Arduíno de forma simples e simulada. Neste contexto atual de pandemia, revelou-se uma excelente ferramenta para desenvolver experiências didáticas de forma remota. A criação de grupos de alunos, permite ao professor acompanhar, mesmo à distância, as tarefas que são desenvolvidas pelos seus alunos. Neste workshop vamos iniciar a exploração da ferramenta com a realização de circuitos eletrônicos simples e terminaremos com a criação e programação de um semáforo parra controle de carros e pedestres.

TRANSMISSÃO